Passo a Passo para o Serviço de Guarda de Documentos na DIGICOM

vantagens da guarda de documentos

Passo a Passo para o Serviço de Guarda de Documentos

A guarda de documentos é um serviço essencial para empresas e profissionais que precisam armazenar informações com segurança e organização. Abaixo, explicamos o passo a passo de como funciona esse processo para que você entenda como seus arquivos serão tratados em um serviço especializado.

1. Conhecimento da Documentação

O primeiro passo é entender o tipo de documentos que você precisa armazenar. Nessa etapa, é feita uma análise para identificar a quantidade de arquivos, o período de guarda necessário e a natureza dos documentos (confidenciais, fiscais, históricos, etc.). Esse entendimento é crucial para organizar e categorizar os documentos corretamente.

2. Planejamento do Armazenamento

Com o levantamento inicial em mãos, é feito o planejamento de como e onde os documentos serão armazenados. Cada tipo de documento pode exigir uma condição específica de armazenamento, como controle de umidade ou temperatura, para garantir sua integridade. O planejamento também inclui o sistema de organização e localização dos documentos dentro do arquivo físico.

3. Organização e Preparação dos Documentos

Antes de armazenar os documentos, eles passam por uma fase de organização detalhada. Isso envolve identificar os documentos para uma guarda mais organizada e otimizada, penssado para os casos de consulta.

4. Armazenamento Seguro

Após a organização, os documentos são armazenados em um ambiente seguro, projetado para garantir proteção contra fogo, umidade, pragas e acessos não autorizados.

5. Catalogação e Indexação

Para facilitar a busca e o acesso aos documentos quando necessário, cada item armazenado é catalogado e indexado. Isso significa que eles são registrados em um sistema, com informações que ajudam a localizar o documento rapidamente. Essa indexação permite uma gestão eficiente e torna o processo de recuperação muito mais ágil.

6. Acesso Controlado

Caso seja necessário acessar algum documento guardado, o serviço de guarda de documentos possui procedimentos para garantir que apenas pessoas autorizadas consigam retirá-los. A solicitação de documentos pode ser feita online ou por telefone, dependendo do sistema utilizado pelo prestador de serviço.

7. Consulta e Retirada Facilitada

Sempre que precisar consultar ou retirar algum documento, o acesso ao arquivo será rápido e prático, seguindo protocolos de segurança. O serviço de guarda permite tanto consultas presenciais, quando necessário, quanto o envio digital de documentos, caso esteja integrado com um sistema de digitalização.

8. Descarte Seguro ao Final do Ciclo de Guarda

Para documentos com tempo de armazenamento limitado, é feito o descarte seguro ao final do período de guarda. Esse descarte é realizado de acordo com as normas de segurança e confidencialidade, garantindo que nenhuma informação sensível seja exposta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *